Business Premium

VIII. Marketing de Relacionamentos

Antes de tornar-se um livro, idealizei para que fosse um curso de treinamento, na área de marketing, que é meu expertise. E qual era e continua sendo o principal objetivo? Estou no mercado de marketing, desde a década de 1970, antes simplesmente denominado vendas. Desde então o mercado sofreu e vem sofrendo mudanças em todos os segmentos por vários motivos. Como consequência, o comportamento da sociedade evoluiu tanto nos conceitos quanto nos avanços tecnológicos.

​No sistema tradicional, o modelo da relação patrão x empregado, embora tenha sofrido muitas alterações e adequações, já não satisfaz aos envolvidos. Não estou afirmando que essa relação irá acabar em breve, tanto que perdura até hoje e deve permanecer ainda por muitos anos.

​Por que deve ainda vai perdurar? Essa maneira de pensar está arraigada na nossa cultura:a maioria dos pais ainda não se apercebem das tendências do mercado econtinuam educando e orientandoseus filhos a frequentarem boas escolas,que de acordo com a visão desses pais irá prepara-los para conquistar “um bom emprego”.Não vejo isto como um problema, pois alguns ainda vão continuar conquistando seus espaços e alcançando os objetivos. O meu alerta é para aqueles que não estão satisfeitos com essa escolha e para a vasta maioria que através dela não conquistaram sua realização financeira.

​Voltando ao assunto inicial, ou seja, o objetivo ao idealizar o curso/livro: o motivo principal foi porque começou a ficar patente que cada vez mais é necessário para quem ingressa no mercado tornar-se umprofissional liberal auto suficiente. Vemos hoje que muitas empresas, buscando economia na gestão pessoal, procuram profissionais liberais em vez contratá-los pelo regime da CLT. Muitos destes já se adequaram a esta nova realidade e estão prestando serviços para varias empresas.

​Onde quero chegar com este raciocínio? Que o HOMEM, cada vez mais tem que se preparar para ser completo, ou seja, capaz de gerar seus próprios recursos, sem depender da relação patrão x empregado. Deve estar apto a executar todas as atividades de uma empresa por si só, ou seja: vendas, operacional, administrativo e logístico. O resultado é a renda; antes era o salárioda relação patrão x emprego.

​Por que digo isto? Nos últimos anos tenho deparado com muitas pessoas que são profissionais extremamente capacitados, com muita vivência de mercado nas profissões que se especializaram,mas não conseguem gerar renda suficiente. Seja pela idade avançada e/ou por uma série de outras razões. A maioria não compreende o porquê estão vivenciando essa situação, e o pior, não vislumbram perspectivas de mudança.

​Em todas as oportunidades, seja em treinamentos, tenho buscado alertá-los da necessidade de investir em si próprio e preparar-se para ser auto suficientes em gerar rendas. No meu entender e a razão deste curso, é fundamental você se preparar, buscar e estar disposto a novos aprendizados e novos conhecimentos.

Por quê? Repito, num mundo onde informações e tecnologias são fartas, o homem para se viver na plenitude, ou seja, ter sua renda satisfeita, precisa se preparar.

Principalmente a questão do relacionamento pessoal.

E como essas mudanças são constantes e rápidas,temos que estar preparados em acompanha-las. Essa é a razão do título deste livro/curso: “O MUNDO E AS OPORTUNIDADES MUDAM. E VOCÊ?”

Esse título que é sempre atual, pois as mudanças são contínuas.

​​A fim de disponibilizar aos nossos leitores conhecimentos atualizados.